SARKKIS ROBOTICS E INFAIMON DISTINGUIDAS NO IX CONCURSO DE INOVAÇÃO DA EMAF

IX CONCURSO INOVAÇÃO

O projeto CoopWeld e Inpicker foram os grandes vencedores do Prémio Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci” e do Prémio Internacional “Nicola Tesla”, respetivamente. O projeto Kira B50, desenvolvido pela Neoparts, recebeu a Menção Honrosa Internacional “Pedro Nunes”. Os galardões foram atribuídos durante o segundo dia da 17.ª edição da EMAF, que decorre até sábado na Exponor, em Matosinhos.

Um concurso que este ano recebeu 22 propostas, o que representa um recorde.
Norberto Pires, presidente do júri desta nona edição, explicou que “a ideia deste concurso é a de alavancar a capacidade de inovar das empresas e, com isso, conseguir entrar no difícil caminho da internacionalização”. O docente da Universidade de Coimbra e também diretor da Revista Robótica sublinhou o grande número de participantes, que constitui um novo recorde no concurso, com um total de 22 propostas.

“É um sinal de que este concurso de inovação se apresenta já como uma referência neste tipo de feiras”, afirmou Norberto Pires, destacando que “a decisão do júri foi tomada por unanimidade”. Assim, o CoopWeld, projeto desenvolvido pela SARKKIS Robotics, Lda, consiste numa célula robotizada colaborativa para a soldadura de componentes de construção metálica. A principal inovação do projeto submetido a concurso reside na “utilização de realidade aumentada projetada para uma interação intuitiva Homem-Máquina em condições mais difíceis.

O projeto vencedor do Prémio Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci” inova ainda pela utilização de formatos digitais mais modernos e em crescente utilização na indústria e pelo desenvolvimento de algoritmos para o planeamento automático de trajetórias sem colisões, tendo em conta as incertezas geométricas alcançadas por intermédio de sensorização avançada.

Ao nível da Inovação Internacional, o prémio “Nicola Tesla” foi entregue à Infaimon com o projeto Inpicker, um sistema de Bin Picking. Esta é uma metodologia utilizada em sistemas de Robótica Guiada por Visão (Vision Guided Robotics – VGR) em que são selecionadas e extraída peças amontoadas aleatoriamente num contentor, usando um sistema de visão para a localização e um sistema robótico para a extração e a sua posterior recolocação.

O produto foi desenvolvido pela Infaimon ao longo de quatro anos e pode usar todas as técnicas de captura 3D existentes, o que facilita o acesso à tecnologia Bin Picking, sendo de integração rápida e simples através de identificação visual e avaliação, identificação do objeto e seleção, permitindo a extração de peças sem colisões e posicionamento do objeto.

A Menção Honrosa Internacional “Pedro Nunes” foi atribuída ao projeto desenvolvido pela Neoparts. O KIRA B50 é um equipamento de limpeza profissional 100% autónomo que pode ser utilizado mesmo em pequenas áreas, permitindo uma significativa economia de recursos. O equipamento é capaz de, autonomamente, reabastecer as baterias de iões de lítio, enche e esvazia os tanques e ainda possibilita o planeamento de rotas automáticas e regiões pré-definidas de limpeza.

Nove edições a premiar a inovação

Na sua nona edição, este concurso que voltou a promover as mais recentes tecnologias e soluções para a indústria resulta de uma parceria com a ‘Revista Robótica’ e coloca em avaliação os aspetos de conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados. O júri, que este ano bateu o recorde de propostas a concurso (22) foi presidido pelo professor J. Norberto Pires, docente da Universidade de Coimbra e diretor da Revista Robótica.