EMAF apresenta soluções de indústria 4.0 e de digitalização industrial na Exponor

De olhos postos no futuro, a EMAF prepara-se para reunir na Exponor mais de 360 expositores com o ónus posto sobre o know-how industrial português

A EMAF, o maior evento português vocacionado para a indústria, regressa à Exponor, de 1 a 4 de dezembro, para renovar a sua aposta na internacionalização de tecnologias, na inovação industrial e no conhecimento técnico especializado. Com mais de 360 expositores assegurados, de países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha, a feira ocupa uma área de cerca de 35.000 m2, com reflexo da performance e da visão do futuro das empresas do setor.

Nesta edição, que se reveste de particular relevância, encontram-se reunidas as condições ideais para a continuidade e potencialização de novos negócios, que permitirá o reencontro entre clientes, parceiros e fornecedores, com o ónus posto sobre as costas da expertise industrial portuguesa.

Pensada para empresários, consultores, projetistas, gestores e decisores das mais variadas áreas industriais, a feira prepara-se para apresentar resposta aos mais recentes desafios da era da Indústria 4.0 e da Digitalização, bem como para promover networking e partilhar ideias e atividades de negócio.

Os setores em exposição são diversificados e vão desde as áreas da manutenção industrial, química e laboratórios à automação e controlo, robótica e informática industrial e aos produtos, serviços e equipamentos de segurança.

Num momento em que a transformação digital se traduz, mais do que nunca, como um fator-chave na competitividade das empresas, a EMAF assume o seu contributo para um setor de grande expressividade para a economia nacional, no qual as empresas europeias têm investido mais de 140 mil milhões de euros por ano.

Uma edição pautada pela inovação

Uma das grandes novidades desta edição da EMAF é a Bolsa de Emprego, que disponibiliza aos visitantes uma panóplia de oportunidades junto das empresas expositoras relativas às diversas áreas do setor da indústria.

Em destaque, coloca-se também a conferência da Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), subordinada ao tema “Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações”, na voz do Professor Arlindo de Oliveira (docente no Técnico de Lisboa e Presidente do INESC), que versará sobre os desafios técnicos, éticos e legais da Inteligência Artificial (IA) e sobre a transformação digital da indústria. A ação incluirá um momento de debate, como forma de refletir sobre os avanços nas áreas da IA e da Aprendizagem Automática em prol da economia e da sociedade, permitindo a criação de mentes digitais capazes de exibir um comportamento tão inteligente, flexível e poderoso como a mente humana.

A feira integra ainda a 10ª edição do Concurso de Inovação EMAF, em parceria com a Revista Robótica, que visa reforçar os seus eixos de I&D e Inovação, respondendo ao seu propósito de contribuir para apresentar os mais notáveis avanços do setor. Serão atribuídos dois prémios – Inovação Nacional “Leonardo da Vinci” e Inovação Internacional “Nicola Tesla” – aos produtos considerados como os melhores em termos de inovação nacional e internacional, respetivamente. Será também atribuído o Prémio Projeto Inovador àquele que se apresentar como mais inovador de acordo com universidades e institutos politécnicos.

Para responder aos desafios levantados durante a pandemia, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E EMAF, com vista a oferecer soluções inovadoras e a promover o conhecimento e o trabalho em rede. Este canal foi concebido para criar um ecossistema global do setor e ajudar a fortalecer ainda mais a relação entre visitantes e expositores, ao permitir, nomeadamente, a partilha de experiências, conhecimentos e negócios, promover encontros e ligações, e ser uma fonte de inspiração contínua para todos os profissionais.

A EMAF vai decorrer na Exponor – Feira Internacional do Porto (Av. Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira – Portugal), de 1 a 4 de dezembro, entre as 10h e as 19h.

NEWSLETTER